Imagem capa - Produção de figurino para ensaio gestante por barbara coufal

Produção de figurino para ensaio gestante

O mercado fotográfico cresceu significavelmente nos últimos anos no Brasil. A cultura dos ensaios fotográficos, que já fazia parte das famílias americanas, principalmente, agora também faz parte das famílias brasileiras, o que me deixa muito feliz.


Como eu já havia dito no post passado – você pode ler na íntegra clicando aqui –, registrar todas as fases da vida faz parte da necessidade intrínseca do ser humano em eternizar os momentos e perpetuar para as próximas gerações.


E hoje, talvez o tipo de ensaio fotográfico mais procurado seja o ensaio gestante. Para as mães de primeira viagem, a experiência da gravidez é a melhor que ela já teve. Para as mães mais experientes, engravidar é renovador e cada gravidez é única. E passa rápido, e só ficará os sentimentos nostálgicos de sentir o bebê chutar na barriga.


Sobre o ensaio gestante


Existe no mercado uma oferta de figurinos padrão para ensaio gestante. No meu acervo, eu costumava oferecer para as clientes algumas peças desse estilo, mas com o tempo a falta de exclusividade passou a me incomodar. Foi assim que comecei a elaborar um novo estilo em produção de figurino para gestante.


Coloquei os meus conhecimentos de moda em prática (estudei Moda na Espanha e também trabalhei como produtora de moda antes de fazer parte do mundo da fotografia), e hoje ofereço mais opções de figurinos, além de conceituar meu ensaio.


Ensaio Gestante por Bárbara Coufal – conceito


Divido o ensaio em duas partes, e ambas podem acontecer tanto em estúdio, como em áreas externas.
Na primeira parte, o figurino é produzido na hora, por mim, com o objetivo de transmitir uma imagem mais lúdica. Utilizo a técnica de draping, ou moulage, e os tecidos e adereços são dispostos no corpo da grávida de forma exclusiva, respeitando o formato do seu corpo.





Na segunda parte, eu tento trazer o dia a dia da gestante. Para isso, me inspiro em editoriais de moda para campanhas de Jeans, e peço para que os clientes escolham peças de seu acervo pessoal. As escolhas se baseiam em calça jeans e camiseta branca sem estampa (ou cinza, ou preta). Nessa parte, toda a família pode participar – até mesmo o pet!



E aí, gostou?

Que tal marcar seu ensaio agora mesmo?

Basta clicar na foto abaixo ;)